domingo, 27 de junho de 2010

Significado Místico de alguns Elementos Mágicos



O Halloween (Dia das Bruxas) é um evento bastante tradicional principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, onde no dia 31 de outubro, as crianças se fantasiam e correm de porta em porta em busca de doces. As casas também se enfeitam para o Halloween com temática de bruxas e fantasmas. A frase que as crianças repetem ao serem atendidas é: “Trick ou Treat” – “Doce ou travessura”. No Brasil, o Halloween não passa batido, apesar de não ser muito tradicional por aqui. As pessoas se fantasiam de bruxas ou fantasmas e comemoram a data com uma festa. O escritor e espiritualista André Mantovanni explica qual o origem desses festejos no “Dia das Bruxas”.



O Halloween era um festival do calendário celta, conhecido como festival de Samhain, era celebrado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro e tinha como objetivo marcar o final do verão (Samhain na linguagem celta significa fim do verão). Esta data era considerada a chegada do Ano Novo para eles. Segundo Mantovanni, esta era considerada uma data sagrada já que os celtas acreditavam que era o período chamado de “véu entre os mundos material e dos deuses”. “Eles acreditavam que nesta data um portal se abriria e seria possível a comunicação entre ‘mundos’”, explica Mantovanni.

A palavra Halloween tem origem na língua inglesa e no início nada tinha a ver com as bruxas. O significado é de sintonização com os que já partiram para lhes enviar mensagens de amor e harmonia, através da reunião de pessoas e orações. “Uma das tradições mais comuns praticadas por povos antigos era de colocar várias maçãs em um barril com água, as mulheres se reuniam em volta dele e a primeira que conseguisse pegar uma maçã seria a primeira a se casar no próximo ano”, conta André.

Histórias de bruxas sempre assustaram as pessoas, não é a toa que a maioria das estórias infantis tem essas feiticeiras como vilãs. Elas sempre usam seus caldeirões para fazer feitiços, poções para conquistar o que almejam e uma vassoura para se locomover. Mas na vida real nada disso é verdadeiro. “Os elementos que hoje são evidenciados no Dia das Bruxas na verdade, para os iniciados, possuem significados mágicos de extrema importância em seus rituais sagrados”, explica o escritor. André explica alguns desses significados:

Significado Místico de alguns Elementos Mágicos

Caldeirão: representa o ventre que gera e nutre os pedidos e invocações dos rituais. Transformação e renovação.
Colher de pau: usada para rituais que envolvam o caldeirão, representa a junção do masculino e do feminino.
Varinha mágica: representa o poder espiritual manifestado para encantar os rituais.
Taça ou cálice prateado - (pode também ser de cristal): que simboliza a deusa Lua, usada para beber os encantamentos.
Pedras e cristais: protegem os rituais, geram energias positivas, e asseguram o poder pessoal das bruxas. São considerados como parte da luz astral que se materializa na Terra.
Oráculo - (tarô, runas, bola de cristal etc): serve como um elo de comunicação entre as bruxas e o plano astral.
Incensos: representa a força da mente e eleva os pedidos.
Plantas, flores e frutas: para fortalecer e facilitar a energia da terra (concretização), além de representar a fertilidade da Mãe natureza que tudo pode prover.
Pentáculo - (estrela de cinco pontas): objeto de proteção.Signo que indica iniciação nos conhecimentos da Tradição.
Vassoura: varre a energia maléfica. O costume de deixá-la atrás da porta é para afastar os maus espíritos que queiram visitar a casa.
Quando esta vassoura cai indica necessidade de se proteger contra uma visita indesejada.
Velas: simbolizam o elemento fogo – a espiritualidade e a ação dos desejos.
Poção da sorte: serve para purificar um ambiente e proteger contra qualquer negatividade. Esta poção deve ficar em cima de um altar e será usada sempre que necessário.
Usa-se nela: 03 punhados de sal grosso, um ramo de alecrim, manjericão e hortelã. Gotas de essência de mirra ou benjoim, 01 turmalina negra e água num recipiente de cristal.
Um diário (Livro das Sombras): usa-se esse diário para registrar os conhecimentos obtidos, receitas, encantamentos, invocações e experiências da bruxa em seu dia-a-dia.

Chapéu da bruxa em forma de um cone: é muito utilizado na magia branca e na meditação. A forma do cone é considerada como a pirâmide perfeita, de base circular ou elíptica que diminui uniformemente seu diâmetro, terminando em ponta. As energias que se colocarem dentro desta forma geométrica serão elevadas a um só ponto, o que faz com que se elevem às vibrações e com isto a capacidade de comunicação com os seres etéreos.

Já os chapéus que possuem a forma de um cone amassado são muito utilizados por magos e bruxos negros. O Cone amassado abaixa a vibração de quem o utiliza, deixando-o em contato mental com seres de baixa vibração.

Abóboras com velas acesas em seu interior: a prática mais famosa do Samhain é o Jack O'Lantern (máscaras de abóboras), que sobrevive até hoje nas modernas celebrações do Halloween. Vários historiadores atribuem suas origens aos escoceses, enquanto outros lhe conferem origem irlandesa. As máscaras eram utilizadas por pessoas que precisavam sair durante a noite de Samhain. As sombras provocadas pela face esculpida na abóbora tinham a virtude de afastar os maus espíritos e todos os seres do outro mundo que vinham para perturbar. Máscaras de abóboras também eram colocadas nos batentes das janelas e em frente à porta de entrada para proteger toda a casa.

A Queima dos Pedidos no Dia das Bruxas
A Queima de pedidos é um dos rituais tradicionais de Samhain.
Neste ritual conseguimos eliminar toda negatividade de nossas vidas e ao mesmo tempo pedir por tudo que necessitamos atrair de positivo.
Num pedaço de papel branco escreva a lápis tudo aquilo que você deseja eliminar em sua vida.
Num outro pedaço de papel branco, escreva também a lápis tudo aquilo que você quer atrair para a sua vida em todos os aspectos.
Procure ser bem específico em seus pedidos, colocando o maior número de detalhes das situações descritas, evite escrever as palavras não, nunca, jamais, sonho, dívida e ao final, não esqueça de assinar seu nome de batismo e colocar sua data de nascimento.
Num caldeirão de ferro (usado somente para seus rituais) coloque um pouco de álcool de cereais.
Acenda com cuidado este álcool e jogue o papel com que você escreveu as coisas que deseja eliminar.
Enquanto o papel queimar, mentalize que todo e qualquer mal sejam afastados de sua vida.
Espere o fogo acabar.
Limpe o caldeirão e jogue as cinzas num local onde haja natureza.
Em seguida coloque um pouco mais de álcool de cereais no Caldeirão.
Acenda com cuidado este álcool e jogue o papel que você escreveu as coisas que deseja atrair para sua vida dentro do caldeirão.
Coloque três folhas de louro dentro deste caldeirão, sempre mentalizando os desejos de coisas boas e de sorte em seu destino.
Deixe tudo queimar até o final. As sobras devem ser entregues num local onde haja natureza.

Por André Mantovanni

Nenhum comentário:

Postar um comentário