sábado, 19 de junho de 2010

A Roda do Ano



Os oito Sabás celebrados a cada ano são cerimônias religiosas de comunhão com a Natureza. Somos nós, humanos, representando de forma ritualística o que está acontecendo com a Mãe Terra à época dos Sabás.


Os grandes Sabás antecedem os Sabás menores, com o objetivo de nos preparar para a próxima estação; preparar e celebrar a vinda de mais uma parte do ciclo da Roda do Ano.

Antigamente os Bruxos acreditavam que, se não comemorassem os Sabás, as estações não se sucederiam perfeitamente. Mais do que isso, hoje sabemos que comemorá-los compreendendo seu sentido nos aproxima e nos conecta à Natureza, acertando o passo entre nós, e,com isso, nos equilibrando.

Os quatro sabás principais, ou grandes Sabás são: Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain. Os quatro Sabás menores são os Solstícios de Verão e de Inverno e os Equinócios de Outono e de Primavera.

Os Sabás são ocasiões em que os Bruxos celebram a Natureza, dançam, cantam, compartilham alimentos e bebidas, honrando as deidades da Religião Antiga. Em certas tradições wiccanianas, a Deusa é adorada nos Sabás da Primavera e do Verão, enquanto o Deus Chifrudo é homeageado nos Sabás de Outono e Inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário