sábado, 19 de junho de 2010

RITUAIS

RITUAIS

A Bruxaria, não tem uma grande rigidez quanto a forma de praticar seus rituais, você pode estar modificando e criando de acordo com a sua imaginação e de que como seu coração reage nesse momento.

Existem basicamente nove pontos essenciais para a criação dos rituais, muito embora, nem todos as(os) bruxas(os) façam uso de todos eles, é importante que você saiba, e procure usar à medida do possível todos eles.

· Purificação do seu corpo

· Purificação do Altar

· Criação do Local Sagrado

· Invocação dos Deuses

· Rituais ( Sabbats e Ésbas)

· Criação do Cone do Poder

· O Poder para a Terra

· Agradecimento à Deusa e ao Deus, aos Elementos, Elementais e Guardiões das Torres

· Fechamento do Círculo Mágico

Purificação do seu corpo

É o cuidado que você deve tomar com seu corpo, sua mente, que serve como um inicio do ritual que você irá praticar:

Banhe-se com pétalas de rosas, aplique óleos de aromas compatíveis com o ritual a ser feito, medite bastante, faça exercícios de respiração, e nesse dia especialmente, não beba, não use drogas e se possível, evite carnes, principalmente as de porco.

Fique calma e em paz consigo mesma, livre-se de maus pensamentos, sentimentos de vingança, e outras coisas menores.

Uma outra maneira de você se purificar é abraçando uma árvore, com amor, sentindo que ela é sua amiga, (e na verdade é) deixe que ela "descarregue" você de toda energia negativa. É uma experiência sentida na hora...você se sentirá muito melhor na mesma hora.

Ouça se possível músicas suaves (NewAge) ou músicas Wiccanas, descanse bastante, evite contato com pessoas de má influência, desligue-se de problemas, não dê muita importância à notícias de rádios ou TV, evite-as a medida do possível, tenha bons pensamentos.

Evite antecipar o ritual, ou seja ficar planejando fazer isso ou aquilo, deixe que ele aconteça normalmente, porque nesse momento você já está praticando o ritual, lembre-se que em magia, seja ela qual for, nosso tempo e espaço são diferentes do tempo e espaço do mundo mágico, então, faça apenas uma coisa de cada vez, isso evita que se esqueça de algo importante e diminui o risco de algum acidente.

Purificação do Altar

Se faz necessária essa purificação em ambientes fechados, que normalmente são carregados com energias negativas, principalmente de outras pessoas, já em ambientes abertos como no campo, a negatividade quase não existe, a própria natureza se encarrega de eliminá-las.

Tenha a certeza que você não será interrompida por ninguém, nem por telefonemas, ou companhias da porta, se estiver morando com mais pessoas, avise-as que fará o ritual e peça com jeitinho que elas não a perturbem.

Nunca entre em "choque", com seu marido ou esposa se for o caso, ou com seus familiares, se eles não aprovam, evite brigas, faça em outros horários ou local.

Lave bem o piso, passe sua vassoura mágica, enquanto isso visualize ela "varrendo" toda a negatividade do local, pense que está levando embora qualquer mal que tenha, doenças de familiares, porque nesse momento é isso o que ela está fazendo.

Quando lavar o piso, espalhe bastante SAL GROSSO, pode-se juntar à água ervas de purificação, enquanto isso deixe uma vela preta acesa, e um incenso. A vela preta junto com uma vela branca é apenas a transmutação do negativo para o positivo. Não se preocupe....

Esfregue sempre com bastante vontade de poder, isso libera as energias positivas e são ampliadas por seus pensamentos e intenções. Nesse momento você poderá estar cantando, andando em círculos no sentido horário, partindo do norte, passando por leste, sul e oeste, voltando ao norte.

Se você estiver em ambiente aberto é claro que não precisará usar o sal, até porque não faria bem as plantas, para tanto basta que use sua vassoura mágica, sem mesmo que ela toque o chão, e proceda a "limpeza".

Criando o Círculo Mágico

Mas nem sempre você vai poder fazer uso dele, as vezes porque o local não é apropriado, outras porque é inviável por algum motivo, então há alternativas, e uma delas é:

Visualize o local que quer formar seu Círculo, tenha em mente que o Altar deverá estar exatamente ao Norte, vá até o centro do Círculo que você irá formar e com a mão esquerda espalmada, coloque-a sobre seus plexo solar, e com a mão direita, com a palma da mão para baixo, com os dedos, polegar, indicador e médio abertos, os dois que sobraram fechados diga o seguinte, partindo do norte em sentido horário.

Deusas poderosas e amáveis, criadora de todos as mulheres e todos os homens, rogo à vós e aos Deuses poderosos e amáveis, criador de todas as mulheres e de todos os homens, que ordenes ao meu intercessor elemental que trace um círculo mágico a minha volta, onde nenhuma entidade tenebrosa ou mal poderá entrar, e também desse Círculo nenhum mal poderá sair, a fim de que a mente e o corpo de quem estiver aqui dentro seja protegido e nenhum mal poderá ser causado.

Diga isso andando no sentido horário e visualizando o Círculo sendo formado, em forma de uma luz verde, bem luminosa.

Nada poderá entrar ou sair desse Círculo Mágico depois de formado, portanto não se esqueça de levar pra dentro do Círculo, tudo que irá precisar, se alguém, algum objeto ou animal passar por ele, deverá ser formado novamente.

Agora balance bem a suas mãos, para que se interrompa o poder das mãos, e proceda da maneira normal, convidando as Deusas e os Deuses para participar do Ritual.

Invoque os Guardiões das Torres do Norte, das Torres do Leste, das Torres do Sul e das Torres do Oeste.

Convide os Elementais para participarem desta festa e peça-lhes proteção e bom andamento do ritual.

Outra maneira de se formar o Círculo Mágico é demarcar o Círculo com flores (na primavera), já no inverno podem ser usadas pinhas.

Pedras de rios, cristais também servem para formar o Círculo Mágico.



Invocação

Indispensável nos Rituais, por isso muito importante.

Os Rituais são a perfeita harmonia e integração com os poderes, as Deusas e os Deuses.

O resto do cerimonial , também tem sua importância, porque a consciência do bruxo está sempre cercada de deidades, e quanto mais bonito e bem feito for o Ritual, mas elas se alegrarão pela atenção dispensada, e é claro que isso reverte a seu favor.

Não é necessário que se diga palavras decoradas ou orações pré estabelecidas, pode ser feita a invocação de uma maneira espontânea como manda seu coração.

Quando estiver fazendo a invocação, se você esquecer algumas palavras, não se sinta constrangida ou irritada consigo mesma, as vezes acontece, nesse caso improvise com suas próprias palavras, para que não se perca a essência desse momento, e tenha em mente que não será "castigado" por causa disso, e nem que o ritual não dará certo.....

O mais importante é que se faça a invocação com sinceridade, que realmente você queira que essas deidades comparecem ao ritual, faça-a com o coração, peça a presença das Deusas e dos Deuses, com fervor e humildade. Se assim não for, tudo não terá passado de mera formalidade, e o contato tão esperado não se concretizará.

Mas não se preocupe, você conseguirá fazer essas invocações à medida em que for praticando no seu dia a dia, meditando, invocando, afinal você não pode e acredito que nem queira ser uma bruxa só em dias de Sabaths ou Ésbas, e tenha em mente que os Elementos, os Elementais, os Guardiões das Torres também devem ser invocados.

Outro ponto que vale a pena ressaltar, é que apesar de sermos partes divinas, (somos mônadas), não somos deuses, não somos os donos da verdade, devemos aceitar as opiniões de outros membros que participarão do ritual.

O Ritual

Seja somente um ritual de meditação, um Sabath ou Ésbas, não é necessário que você fique tenso, muito pelo contrário, você deve ficar leve e solto, rir bastante, o que é uma proteção, portanto quando perceber que se esqueceu de algo, ria e recomece e nenhuma energia negativa vai poder ficar atrapalhando seu ritual, se tiver alguém que toque algum instrumento poderá faze-lo, afinal na maioria deles são festas e comemorações.

Na bruxaria, não existe aquela rigidez de outras religiões, que se tem "medo" dos deuses, nossos deuses são alegres e bondosos, e por eles temos respeito, mas não medo. Essa rigidez acontece muito entre jovens recém iniciados, quando participam pela primeira vez de um ritual, acabam ficando tensos e com medo, e a maior arma contra o medo é a confiança e a alegria, junto as deidades.

Também não é necessário que se gaste verdadeira fortuna para fazer um ritual cheio coisas caras e pomposas, a menos que você tenha condições financeiras para isso. Ele pode ser simples e de bom gosto, o efeito será o mesmo.

Cone do Poder

As datas de Sabaths , Solstícios, Ésbas, são dias propícios para a magia, apesar de que pode-se fazer magia em outras datas, são os dias eu a magia terá mais efeito. A maioria dos bruxos usam essas datas apenas para celebrações. Observe por favor, que estamos no Hemisfério Sul, e não tem sentido por exemplo fazer um Soltício de Inverno em pleno verão...observe sempre as datas do HS.

Outro ponto, é que nem sempre a Lua Cheia, coincide com datas de festividades, e você não vai deixar de comemorar por causa disso,

Mas se você quiser fazer uma magia, certifique-se que seja realmente necessária, lembre-se que os deuses estarão presentes, assim como todas outras deidades, portanto assegure-se que fará somente a magia do bem, nunca do mal, as que mais parecem fáceis e "bobinhas" são as que surtem mais efeito.

Não se esqueça de fazer o cone do poder.

Nessa hora, todos devem dar as mãos e girar ao redor do fogo, para criar o Cone do Poder. Esse é o nome da Grande Massa de energia criada durante o Ritual. Ela circula pelos corpos energéticos de todos os membros do Coven e se junta num ponto acima do Círculo. Essa concentração de energia recebeu esse nome porque os videntes dizem enxergá-la em forma de cone, de onde vieram as representações de Bruxas e Magos usando chapéus pontudos. Muitos dizem que essa forma auxilia a captação de poder, como acontece nas pirâmides. Se você quiser testar é só fazer uns chapéus em forma de cone para o seu grupo. Se não ajudar em nada, pelo menos é bem divertido!

• Cabe à sacerdotisa perceber quando o nível de energia atingiu um nível satisfatório. Então, ela ergue os braços e todos imitam o seu movimento, lançando o Cone em direção ao Universo, para que seus objetivos sejam realizados.

Ele ficará retido no seu corpo até atingir sua plenitude, quando é liberado e enviado à seu objetivo.

Atente bem para esse detalhe....qualquer magia que se destine a prejudicar ou controlar as emoções de um ser vivente, é uma magia negativa, digo isso porque é comum as jovens bruxinhas tentarem fazer com que determinada pessoa se afeiçoe à elas.....e isso é ruim, porque você estará mudando a vontade de outra pessoa.

Quando terminar suas magias, pare por alguns momentos, pense em tudo que fez, observe bem ao seu redor, as velas, incensos queimando, as flores, as frutas, entre em sintonia com as deidades.

Depois do fim do Ritual, apenas esqueça o que se passou, não comente com ninguém, libere suas energias, porque nesse momento provavelmente você estará cansada.


O Poder para a Terra

Nesse momento você enviou as energias, mas alguns resíduos ainda ficam ao seu redor.

Agora você deve comer o que estava no Círculo, broas, frutas, pães, bolos.....beber o vinho, porém devem ser abençoadas antes.

Ofereça aos Deuses, esparrame pedacinhos e derrame algumas gotas de vinho....o que sobrar enterre e deixe o local limpo.

Espalhe sal ao redor do Círculo e coloque um pouquinho na boca.

Eleve o Pentagrama e visualize-o absorvendo o excesso de energia. Pode ser feito também com o Athame.

Essa energia que ficou no seu instrumento poderá ser reutilizada em encantamentos ou para abrir novos Círculos Mágicos.

Agradecendo aos Deuses

Agradeça aos Deuses, os Elementais, os Elementos, aos Guardiões das Torres do Norte, do Leste, do Sul e do Oeste.

Pode-se fazer isso de diversas maneiras, cantando, tocando, por palavras de agradecimento.

Seja simples....você é apenas um bruxo, não diga jamais...vocês podem partir, porque na verdade eles habitam dentro de nós, no Universo e na Natureza, apenas agradeça por sua presença e atenção...e que retornem...somente isso.

Alguns Rituais

Ritual de Auto Iniciação

Nenhum comentário:

Postar um comentário