sábado, 19 de junho de 2010

LIVROS EM PORTUGUÊS

LIVROS EM PORTUGUÊS

A Bruxa Solitária, de Rae Beth - Muito bom, foi com ele que comecei. É escrito em forma de cartas. É bem básico e direto.

O Livro Mágico da Lua, D. J. Conway - Excelente compêndio de rituais, mitologia, feitiços e atividades de celebrações da wicca. Como qualquer outra obra da mesma autora, recomendo. Não pode faltar em nenhuma biblioteca.

Magia Celta, D. J. Conway - A tradução portuguesa foi resumida, o que prejudica a obra, mas ainda assim é leitura obrigatória para quem deseja conhecer as tradições celtas.

Oito Sabás para Bruxas, de Janet e Stuart Farrar - Excelente livro sobre a roda do Ano, embora se refira aos rituais próprios da tradição alexandrina da wicca e não remeta a costumes mais gerais. É parte de uma obra bem maior, que não foi traduzida, "The Witches Bible", que contém os rituais da tradição Alexandrina ( inclusive iniciação nos 3 graus) esboçados.

O Deus dos Magos, de Janet e Stuart Farrar - O título original é " O Deus das bruxas". Único livro em português sobre o Deus Cornífero. Muito útil, contém ao final um compêndio com deuses de muitas mitologias, breve explicação e materiais para usar em seus rituais.

Feitiçaria a Tradição Renovada - Evan John Jones e Doreen Valiente. Livro muito interessante, uma forma de wicca muito influenciada pela bruxaria tradicional. Leitura obrigatória, oferecendo uma visão muito rica da bruxaria moderna e escrito por uma das suas fundadoras, Doreen Valiente.

Guia Essencial da Bruxa Solitária e A Verdade sobre a Bruxaria Moderna, Scott Cuninghan - livros básicos e simples, que oferecem uma visão de wicca muito difundida a partir da prolífica obra do autor.

Wicca a Bruxaria Moderna - Gerina Dunwich. Livro para iniciantes. A tradução imperfeita pode levar a confusões, uma vez que materiais como "sangue de pombo", que é uma resina vegetal de cor vermelha, por exemplo, parecem que são sangue de animal mesmo, o que leva as pessoas a pensarem que se trata de sacrifícios. Afora isso e algumas outras imperfeições é um bom livro.

Autobiografia de uma feiticeira e Conversas com uma Feiticeira , de Lois Bourne . Livros básicos e de interesse geral, embora não acrescentem muito se vc já leu Starhawk e às vezes apresentem algumas crendices como se fizessem parte da bruxaria.

O Amor Mágico, Laurie Cabot . Um compêndio de rituais de amor, muito rico e interessante, especialmente na parte de Deusas e Deuses ligados ao tema.

O Despertar da Bruxa em cada Mulher, Laurie Cabot - um livro não específico para bruxos, porém interessante por referir-se à mitologia e rituais de diversas deusas celtas.

A Deusa no Escritório, Z. Budapest - Livro pequeno e genial, mostra da vasta obra da autora. Pena que seja seu único livro traduzido para o português.

A Dança cósmica das feiticeiras - STARHAWK D1, D2, D3, D4, D5

O memorial da Bruxa - ALDA ANDREIA THERKOVSKY

A religiao da Grande Deusa - CLÁUDIO CROW QUINTINO

Os mistérios wiccanos - RAVEN GRIMASSI

Bruxaria e historia - CARLOS ROBERTO F. NOGUEIRA

Lições de feitiçaria - RUBEM ALVES

O gozo das feiticeiras - MÁRCIA FRAZÃO

O feitiço da lua - MÁRCIA FRAZÃO

A panela de Afrodite - MÁRCIA FRAZÃO

Manual mágico do Amor - MÁRCIA FRAZÃO

Revelações de uma Bruxa - MÁRCIA FRAZÃO

Biblioteca da Bruxa - GOVENKA MORGAN

A Bruxa e a arte de sonhar - FLORINDA DONNER-GRAU

A Bruxa- RYOKI INOVE

Despertar das Bruxas - JULIA MAYA

O livro das Bruxas - SHAHRKH HUSAIN

O manual da autentica Bruxa - MAURA

Sabedoria das Bruxas - ROSA MARIA BIANCARDI

Procurando princesas e encontrando Bruxas - MARIA CRISTINA VON ALZINGEH

Literatura

As brumas de Avalon 1,2,3,4 -.MARION ZIMMER BRADLEY - Considero leitura obrigatoria, pois traz a tona o sentimento da Arte no inicio da Idade Media. Um livro magnífico, vale a pena também ver o filme com mesmo título. É muito bonito e completo.

A casa da Floresta - MARION ZIMMER BRADLEY - Marion é Marion e não tem outra né... Outro livro expetacular.

A Senhora de Avalon - MARION ZIMMER BRADLEY - Idem ao de cima

O Trilio Negro - MARION ZIMMER BRADLEY - Este eu nao conheco, mas deve ser muito bom

Brida - PAULO COELHO - É bonitinho, fantasioso demais e cheio daquelas ajudinhas interiores inúteis. Mas é bonitinho

A hora das Bruxas V.1 E V.2 - ANNE RICE

As Bruxas de Salem - ARTHER MILLER

Nenhum comentário:

Postar um comentário