sábado, 19 de junho de 2010

Os Ancestrais

Os Ancestrais

Falar sobre Ancestrais é algo que requer muito respeito e até mesmo responsabilidade. Eles são cultuados e honrados nas mais diversas Culturas e Tradições do mundo. Na religião celta (o Druidismo) eles detinham um papel fundamental dentro do culto e liturgia. Vemos claramente o papel dos Ancestrais em religiões como o Budismo, Hinduismo, práticas Xamânicas (entre as quais o Candomblé e Umbanda Brasileiro e o Vodu Haitiano), e até mesmo na religião Católica. E na Bruxaria não poderia ser diferente.
Primeiro temos que definir o que representa a palavra “Ancestral” para nós seguidores da Bruxaria. Existem duas definições para os Ancestrais: Os Ancestrais consangüíneos, nossos antepassados de sangue (pais, avôs, bisavôs, etc), e os Ancestrais espirituais, ou seja, os Bruxos e Bruxas, Sacerdotes e Sacerdotisas que através dos tempos mantiveram e passaram o Conhecimento e Sabedoria das Artes Mágikas, Curas e Espiritualidade de nossas Tradições para que essas chegassem até nós. É claro que um Ancestral consangüíneo pode muito bem ser também um Ancestral espiritual (como no caso das Streghe Hereditárias).
Para os Antigos Romanos, o Culto aos Ancestrais era importantíssimo. Eles eram chamados de “Lares”, os espíritos que cuidavam da casa e da família. Os Lares eram regidos pela Deusa Acca Laurentia, a Mãe dos Lares, considerada a parteira divina de Romolus e Remus, os fundadores de Roma. Os Romanos sempre mantinham a chama da lareira acessa em honra aos seus Ancestrais e oferendas a eles eram sempre depositadas em um altar dentro das casas.
Na Bruxaria Italiana esta tradição não é tão diferente. Em grande parte das Tradições da Bruxaria Italiana (se não mesmo em todas as Tradições), os Ancestrais são honrados e invocados para trazer Sabedoria e Proteção. Oferendas de mel, leite, água, grãos, pães, vinho, velas e incensos são feitas junto de orações em um Oratório por vezes conhecido como “Santuário dos Ancestrais” ou “Santuário das Lasas”. Lasa é um antigo termo etrusco que corresponde ao termo Lares Romano. O Termo Lasa também está associado à palavra Fada. Comparando as tradições e folclores da Bruxaria Italiana e das tradições Celtas podemos ver uma analogia entre as Fadas, as Lasas e os Ancestrais. Para os antigos Celtas as Fadas eram as criaturas morenas que viviam nos topos das montanhas e no interior das colinas. Essas “Fadas” eram os povos que viviam nas regiões célticas e que com as invasões tiveram que se retirar para locais escondidos. É muito comum ouvir que “fulana de tal era descendente do Povo das Fadas”. As tais Fadas citadas não eram seres minúsculos dotadas de asinhas (esta imagem das Fadas foi criada por Shakespeare em suas obras e imortalizada na mentalidade da Sociedade Ocidental). Percebemos que, comparando as religiões e folclores, chegamos normalmente nos mesmos ideais e crenças; e por que não dizer que essas tradições diferentes, mas tão iguais, vieram de uma mesma fonte? Quem sabe se tais tradições não compartilham de um Ancestral comum? Isso parece se confirmar cada vez mais.
Os Ancestrais são aqueles que vieram antes e nos transmitiram conhecimento, sabedoria, estrutura, vida. Eles devem ser honrados com amor e respeito. Eu honro meus Ancestrais, meus Ancestrais honravam seus Ancestrais e futuramente meus descendentes me honrarão como Ancestral. Honrar os Ancestrais além de tudo é honrar os próprios Deuses, já que eles são os criadores de tudo, são também os nossos primeiros Ancestrais.

Que os Ancestrais, sejam eles consangüíneos, sejam eles espirituais, possam proteger e abençoar a todos com a Sabedoria dos Antigos Caminhos.

BENEDIZIONI DI ACCA LARENTIA

por Adriano Charun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário